quarta-feira, 22 de junho de 2011

Movimentos básicos de OU

Sentido
Na ordem unida, existem movimentos sem e com armamento.
A seguinte figura mostra a posição correta da tomada de posição "SENTIDO"
As mãos ficam espalmadas nas laterais das pernas, dedos unidos principalmente o dedão. Peito estufado cabeça erguida e visão para o horizonte. A tomada de posição "SENTIDO" é sucessor ao comando de descançar.
Na posição de sentido, outros movimentos podem ser execultados;
Direita "VOLVER"
Esquerda "VOLVER"
Meia volta "VOLVER"
Oitava a direita/esquerda "VOLVER"
Passos em frente, "MARCHE"
Ordinário "MARCHE"
Marcar "PASSO"


 
         
Descançar
Na posição descançar, o militar deve colocar as mãos para trás, a mão esquerda deve segurar o punho da mão direita. As mão devem estar na altura do sinto. Na tomada de posição "DESCANÇAR" o militar deve estar com o peito estufado cabeça erguida e visão para o horizonte.
Na posição de descançar outros movimentos podem ser execultados;
Frente para a "DIREITA"
Frente para a "ESQUERDA"
Frente para a "RETAGUARDA"
Sentado "1,2"



Cobrir
A posição cobrir é feita para ajustar a tropa e deixá-la em condições para uma apresentação etc.
A tomada da posição "COBRIR" pode ser feita quando o militar estiver na posição "DESCANÇAR" e "SENTIDO". Se o militar estiver na posição de "DESCANÇAR" ele deve tomar a posição de "SENTIDO" e logo após cobrir.
A tomada de posição segue com, a mão esquerda tocando o ombro do militar que estiver na sua frente e a mão direita espalmada, dedos unidos junta a coxa direita.
A tropa tem como base para cobertura e alinhamento a primeira fila da direita. A tropa em forma segue com duas denominações de suas pontas, a da  frente chama-se "TESTA" e a de trás "RETAGUARDA", quem está na testa cobre com a mão esquerda voltada para o ombro do militar que está ao seu lado, a partir da testa todos devem cobrir com base no militar que encontra-se na sua frente.
Exceções: O único militar que não levanta o braço é o primeiro da fila da esquerda, ou seja, o que está na última fila da direita pra esquerda.
O comando pra desfazer a cobertura é o "FIRME", onde o militar bate a mão esquerda sobre a coxa e deixa a mesma junta a coxa.




Continência
A continência é composta por três fatores: Atitulde, gesto e duração. Para a continência ser prestada, deve-se tomar a posição de sentido, logo em seguida ergue-se a mão direita espalmada com os dedos unidos em um ângulo de 45° com as pontas dos dedos voltada para a cabeça na altura da pala do gorro.
Para encerrar a continência o camando é Descançar "ARMA" e o militar bate com a mão direita sobre a coxa. A Continência deve ser prestada aos superiores a sua patente, não sendo cumprida, presume-se como transgreção indiciplinar.

Sentado
O militar tem que cumprir a posição corretar de sentar. A mão esquerda segura o punho da direita e as pernas ficam cruzadas. O comando dado para a tomada de posição é: Sentando "1,2", e o militar responde: "3,4" e senta. Para levantar-se é o mesmo comando, De pé "1,2" e o militar responde: "3,4"

4 comentários: